RANGEL LIMA - Psicólogo, Coach e Palestrante

Artigos



Como produzir mais com o mesmo tempo disponível?

13/08/2017

Produtividade é um dos temas pelos quais as pessoas mais se interessam ultimamente. Com tantas demandas, urgências e possibilidades, parece que o mundo anda mais acelerado.
 
Embora o tempo seja um recurso democrático, porque todas as pessoas têm apenas 24 horas disponíveis em qualquer lugar do universo, aproveitar bem esse recurso é um desafio para a maioria das pessoas. Na verdade, o tempo nunca esteve e nunca estará à mercê da nossa vontade e das nossas necessidades. Não podemos pausá-lo, acelerá-lo ou retardá-lo para nos atender. Logo, não podemos geri-lo.
 
Todos nós fazemos coisas que são improdutivas e desgastantes, assim como também fazemos atividades que são mais produtivas e geram mais valor. A nossa única possibilidade é decidir como utilizar as 24 horas do dia de maneira mais assertiva e equilibrada para experimentarmos na maior parte do tempo a sensação de realização, felicidade e de que estamos fazendo o que deveria ser feito.
 
Mas como aumentar a produtividade? O segredo é planejar antecipadamente nossas atividades e focar nas ações mais importantes.  Procure adotar a estratégia dos japoneses, na qual uma hora de planejamento pode lhe economizar dez horas na execução. Pode parecer contra intuitivo passar tempo planejando quando o tempo parece que já é escasso. Entretanto, o tempo que você passa planejando o permitirá realizar seu trabalho mais eficientemente e farão seus sonhos se tornarem realidade.
 
Para maximizar a produtividade, agrupe sua lista de tarefas. Pegue seus vários itens de ação e agrupe-os, orientando-os para um resultado e um objetivo comum. Resumindo, agrupar é o processo de transformar mais em menos!
 
Experimente estas estratégias para obter resultados excelentes.
 
1. Separe uma hora no início de cada semana só para pensar e planejar sua semana; 2. Escreva o que você realizou na semana anterior que você tenha orgulho; 3. Escreva o que você foi incapaz de realizar; 4. Priorize o que precisa ser feito esta semana. Encontre formas de ser mais eficiente; 5. Agrupe esses itens; 6. Afaste todas as suas distrações e realmente concentre-se em como fazer com que sua semana possa ser mais gerenciável e; 7. Assim que tiver concluído uma tarefa ou objetivo importante, recompense-se.
 
Já que o tempo é recurso valioso e limitado, o tempo deve ser gerenciado de maneira adequada para garantir que tudo seja feito corretamente, em tempo hábil e de maneira otimizada. Por isso, é importante também saber identificar de que forma você está gastando o seu tempo. Caso queira fazer uma avaliação para ter esse feedback, clique aqui e realize gratuitamente o teste da Tríade do Tempo, desenvolvida por Christian Barbosa, considerado um dos maiores especialistas em gerenciamento de tempo do Brasil.
 
Gerencie bem o seu tempo, ele é um recurso valioso e não volta nunca mais. Como dizia o escritor Millôr Fernandes, “Quem mata o tempo não é um assassino. É um suicida.” Pense nisso e use seu tempo com sabedoria! 

Veja também como o Coaching pode lhe ajudar a Melhorar sua Produtividade e Performance Profissional 

Autoria: Rangel Lima - Psicólogo e Master Coach






topo