RANGEL LIMA - Psicólogo, Coach e Palestrante

Coaching


O QUE É COACHING?
Coaching é um processo dinâmico que visa elevar a performance de um indivíduo, grupo ou empresa, aumentando os resultados positivos por meio de metodologias, ferramentas e técnicas cientificamente validadas, aplicadas por um profissional habilitado (o coach), em parceria com o cliente (o coachee).


COMO É A METODOLOGIA?
Pode ser conduzido individualmente ou em grupo, propiciando um ambiente de reflexão, construção, evolução e transformação a partir do autoconhecimento. As sessões de coaching têm duração média de 1 hora ou mais, que podem ser realizadas de forma semanal, quinzenal ou de acordo com as necessidades do cliente. Os encontros podem ser conduzidos “face to face”, de forma presencial, ou ainda virtual, apoiados por ferramentas tecnológicas como internet e telefone.

Acelere suas realizações pessoais e profissionais, fortaleça sua equipe e o desenvolvimento de suas capacidades com o processo de coaching.


SERVIÇOS
Clique nos títulos abaixo para ver detalhes.


O processo de coaching de vida é ideal para pessoas que estejam decididas a avançar no aprimoramento pessoal ou profissional. Para aqueles que estão dispostos a ampliar seus horizontes, ou empenhados em dar um novo rumo à sua vida. Para os interessados em diversificar, revisar, ampliar o seu perfil de competências profissionais e pessoais, tomando nas mãos a liderança de sua vida de maneira geral, assumindo a responsabilidade na busca por resultados e realização. Esse processo visa identificar a forma como pensamos e apoia no sentido de esclarecer os "pontos-cegos". Esse esclarecimento possibilita escolhas mais adequadas e relevantes aos objetivos e valores, impulsionando sua evolução. O processo conta com uma base sólida, material rico e individualizado para a reflexão e apropriação de forças e recursos.

Uma pessoa apoiada por um personal coach conseguirá lidar melhor com os aspectos pessoais e profissionais, estará consciente de quais são os valores mais profundos em suas vidas e viverá em harmonia com eles. A qualidade de vida melhora, a motivação aumenta drasticamente, os sonhos transformam-se em realizações e, assim, a vida fica mais equilibrada, satisfatória e feliz.
O mercado de trabalho atual está cada vez mais moderno e competitivo. Esse cenário requer profissionais cada vez mais capacitados para ocuparem grandes cargos e alinharem suas carreiras de sucesso. O coaching de carreira ajuda esses profissionais a descobrirem o que realmente prospectam do futuro e os auxilia no desenvolvimento de estratégias para alcançarem seus objetivos, entre eles, avançar em suas carreiras. Esse tipo de coaching destina-se a pessoas que:

  • Estão iniciando uma carreira;
  • Estão insatisfeitos com sua carreira;
  • Querem mudar de carreira;
  • Estão passando por transição em sua carreira;
  • Querem encontrar um trabalho ou empreender;
  • Querem voltar ao mercado de trabalho;
  • Sonham com uma profissão, entre outras.

O coach de carreira pode ajudá-lo a identificar o que realmente você deseja para sua vida profissional, bem como o que realmente pode satisfazê-lo, despertando o seu potencial, visualizando seus sonhos, clareando seu propósito, percebendo suas intenções, definindo metas, alinhando seus valores mais significativos com sua carreira. Perceberá quais competências já estão presentes em sua vida e quais precisam ser desenvolvidas para que sua carreira seja mais brilhante.

O processo de coaching de carreira se dá em “encontros” nos quais o coach (profissional que conduz as sessões) estimula o cliente (coachee) a identificar quais são os valores fundamentais que ele deve expressar, conduzindo-o a criar uma visão do futuro e a traçar estratégias para alcançar seu objetivo por meio de metas a serem cumpridas. Dessa forma, você poderá valorizar as suas habilidades e empregá-las de maneira coesa e satisfatória. Além disso, podem ser tratados outros temas como: marketing pessoal; análise e preparação de currículo; treinamento para entrevistas; mercado de trabalho e remuneração; comportamento no trabalho; escolha de curso técnico e ou superior, entre outros.
É um processo interativo de desenvolvimento profissional, que tem como objetivo melhorar a performance de uma pessoa no contexto empresarial. O coaching destina-se a pessoas que detêm autoridade e poder em uma organização, como os diretores, gerentes, gestores e líderes de uma empresa, para que sejam desenvolvidas capacidades e competências para o benefício pessoal e da empresa. Normalmente não há uma pessoa na organização com quem eles possam realmente falar sobre suas perspectivas e sonhos, dúvidas e temores.

Empresas de sucesso são resultados de pessoas, e para que os profissinais deem o melhor de si é necessário que hajam lideranças efetivas e um ambiente de trabalho favorável ao desenvolvimento dos profissionais. E é aí que entra o Coaching Executivo.

Um executivo apoiado por um processo de coaching conseguirá definir melhor suas metas estratégicas, tomará melhores decisões, estará capacitado a administrar melhor seu tempo, reconhecer seus valores mais profundos e estar em harmonia com eles, o que terá um efeito muito positivo na empresa, podendo significar um aumento significativo na lucratividade e produtividade. Estes resultados para as empresas vão ainda muito além, uma vez que o processo instaura nos colaboradores o fortalecimento de suas crenças motivadoras, elimina as crenças limitantes, aumenta a autoestima, fortalece as relações e o respeito entre os liderados e seus superiores e os motiva ao trabalho de forma contínua, em um processo que visa o equilíbrio entre o desenvolvimento das pessoas e as ambições da empresa.

Os objetivos do Coaching Executivo compreendem ainda o desenvolvimento de lideranças, competências de gestão, melhora nas relações interpessoais, motivação, foco e desenvolvimento de equipes, preparação para promoção, além, é claro, da aceleração dos resultados e do alinhamento sistêmico dos colaboradores a cultura organizacional.
Para que uma organização possa desenvolver novas estratégias, produtos, processos produtivos e conceitos para crescer e trabalhar de maneira muito mais efetiva ela pode recorrer ao coaching de negócios. O coaching de negócios não se trata apenas de treinar líderes executivos, mas sim treinar a empresa como um todo. O bom líder é aquele que tem a habilidade aguçada de administrar equipes, delegar funções, estreitar a relação com clientes e negociar com fornecedores. O coaching de negócios é capaz de aperfeiçoar o profissional do mundo corporativo para que ele se torne um líder absolutamente competente, capaz de atender com eficácia e rapidez as altas exigências do mercado.

O processo de treinamento de coaching nas empresas é a melhor opção para desenvolver times capazes de produzir mais e melhor, incrementando o lucro de qualquer organização. Após esse processo, o líder é perfeitamente capaz de enxergar um caminho mais curto e mais prático para a obtenção de suas metas e objetivos.

Esse tipo de coaching destina-se a organizações que querem desenvolver seus colaboradores, desde a alta administração até equipes no seu ambiente de trabalho para aprimorar aspectos profissionais. É um prosseguimento crucial ao treinamento de negócios, pois muitos não causam os resultados benéficos esperados por causa da falta de apoio às pessoas no seu ambiente de trabalho depois dos treinamentos.

Um negócio apoiado por um coach conseguirá aproveitar muito mais o potencial e o desempenho dos profissionais, onde se integram todos os outros modelos de coaching (executivo, de equipe, de carreira, de vida), todos são alinhados para o mesmo objetivo, desenvolver a visão, valores, missão e propósito do negócio, alinhando todos para a mesma direção, desenvolvendo competências, dando prosseguimento aos treinamentos para que assim os resultados sejam mais efetivos e eficazes.
Esse tipo de Coaching destina-se a equipes multidisciplinares e multifuncionais que tem como objetivo maximizar o potencial e resultados da sua equipe.

Uma equipe apoiada por um coach conseguirá lidar melhor com os conflitos e diferenças do grupo, gerando soluções criativas e inovadoras. Os integrantes da equipe estarão alinhados com uma visão, missão, valores e propósito, caminhando todos para uma mesma direção e, consequentemente, aumentando a sinergia do grupo. As competências são desenvolvidas, assim a equipe trabalha mais fácil e eficientemente, atingindo um alto desempenho e aumentando efetivamente a motivação.

O coaching de equipes inicia-se com a construção da identidade da equipe e com a avaliação dos principais gaps. Em seguida, é criado um plano de ação, com metas e objetivos claros, que serão acompanhados pelo coach. Ao final do processo, a equipe terá uma visão compartilhada, comunicação eficaz e acordos de convivência, tornando-se uma equipe de alta performance.

topo