RANGEL LIMA - Psicólogo, Coach e Palestrante

Artigos



Como vencer o medo e alcançar o sucesso?

30/05/2017


O medo é uma emoção própria da nossa natureza humana e está ligada ao instinto de vida. Todos nós temos medo de alguma coisa. Medo do escuro, de morrer, de certos animais, de altura, de ser traído, de ser decepcionado, de que algo não de certo, de falar em público, ficar doente, etc.

Sabemos que o medo em algumas situações é benéfico, pois nos leva a evitar situações muito perigosas, e fugir quando realmente é necessário. No entanto, o medo é, na maioria das vezes, um dos grandes responsáveis pelo fracasso pessoal e profissional.

O Dr. Spencer Johnson, autor do livro “Quem Mexeu no Meu Queijo?”, diz que: “Quando você vence o medo, você sente-se livre”. Então, como podemos vencer o medo? Para vencermos o medo, o primeiro passo e ter uma atitude positiva diante deste sentimento. A maioria dos medos existe somente em nossas mentes, não fazendo parte da realidade. O medo consome nossa energia, nos enfraquece e nos impede de alcançar nosso potencial. A fé, pelo contrário, nos fortalece, nos ajudando a superar os obstáculos e realizar nossos intentos.

Procure reconhecer seus medos. Não podemos mudar algo que não reconhecemos, por isso, invista em autoconhecimento. Há uma frase do Leoclides Marcom, um amigo e grande ser humano, que resume bem essa questão de enfrentamento dos medos, a qual devemos ter bem clara em mente, principalmente quando estivermos vivenciando esse sentimento em relação a alguma atitude a tomar em nossas vidas: “Cada omissão reforça minha segurança, enquanto que cada ação, reforça minha autoconfiança”. Fantástico! Pois, cada vez que enfrentamos os nossos medos, eles ficam menores, até eliminarmos por completo.

Quando vivemos progressos sentimos um medo normal. Lembre-se de quando andou de bicicleta pela primeira vez, quando fez algo muito importante, quando falou diante de um público desconhecido, em uma entrevista de emprego, ou quando tentou conquistar aquela pessoa dos seus sonhos. Em todas essas ocasiões é normal sentir medo. Por isso, converta seu medo em algo positivo.

O que puder fazer faça! Concentre-se no que está ao seu controle. Se não puder controlar, apenas aceite como uma situação difícil da vida a qual todos estamos sujeitos. Se preocupe com o dia de hoje, pois a felicidade é um estado e não uma conquista. Alimente sua fé, pense em coisas boas, encare a vida com mais otimismo, acredite no seu potencial e certamente irá conseguir alcançar seus objetivos. 

Clique no link abaixo e confirá o novo video sobre Como vencer o medo de falar em público no canal Código da Comunicação. migre.me/wIoii 

Autoria: Rangel Lima - Psicólogo e Coach






topo