RANGEL LIMA - Psicólogo, Coach e Palestrante

Artigos



Gestão Empreendedora da Carreira

25/07/2017

A importância do empreendedor e seu papel no atual cenário econômico e social são inquestionáveis. O empreendedor tem características ímpares que conseguem transformar todo o ambiente ao seu redor.

Antigamente, imaginávamos que pessoas empreendedoras já nasciam com esse dom, mas hoje sabemos que as características podem ser adquiridas com capacitação adequada. Portanto, o empreendedorismo é um conjunto de comportamentos e hábitos.

Mesmo não sendo líder de alguma organização ou empresário, as atitudes empreendedoras podem ser praticadas em qualquer área da sua vida, principalmente, na profissional.

Veja algumas atitudes empreendedoras que podem ser aplicadas em sua carreira:

 
- Em primeiro lugar, invista em autoconhecimento: Antes de sair por aí abrindo negócio, você precisa mesmo parar para aprender sobre você mesmo. Descobrir suas paixões é algo muito importante: se você não for realmente apaixonado pela sua empresa, não vai dar certo. Você também precisa descobrir aquilo que sabe fazer e aquilo que não sabe. Mesmo estudando tudo, sempre haverá algo em que você será melhor, e algo que é melhor contar com outra pessoa para te apoiar. E você só tem a ganhar construindo uma equipe de pessoas complementares. Clique aqui e conheça uma das melhores ferramentas de autoconhecimento disponíveis no mercado.

- Buscar conhecimento: Existe uma quantidade imensa de informação disponível e sempre haverá novos conhecimentos que te fará um melhor empreendedor. Buscar o conhecimento e conseguir absorvê-lo é necessário para qualquer profissional que não queira ficar para trás. Comece sendo proativo e entre em ação, só depende de você!

- Crescer sempre: Pessoas empreendedoras não desistem dos seus objetivos por conta das dificuldades ou obstáculos. Um empreendedor que busca o sucesso precisará ser incansável. Desistir ou parar no ponto, não é uma opção. Para saber mais sobre esse assunto, leia o artigo Como empreender em épocas de crise.

- Saber solucionar os problemas: Diante de algum imprevisto ou problema que aparecer, o correto é entendê-lo, usar a criatividade e o conhecimento para poder resolvê-lo e fazer com que não ocorra novamente. Além disso, o mercado está sempre aberto e expansão para quem tem a habilidade de resolver problemas. Para isso, é importante definir seu foco e investir na sua especialidade.

- Trabalhar muito: Não quer dizer que você terá que abrir mão da sua família ou da sua vida social, mas trabalhar muito se refere à dedicação e determinação para realizar sua tarefa. Haverá momentos em que precisará fazer um trabalho árduo, porém necessário. O sucesso exige mais!

- Saber se comunicar e expressar suas ideias: É fundamental para ter sucesso na carreira, saber expor suas opiniões e principalmente usar bem a comunicação para que compreendido claramente e os seus objetivos sejam atingidos. Para explorar mais esse tema, baixe o E-book 15 Estratégias de Comunicação para Ganhar Destaque Profissional.
 
A vida de empreendedor não é fácil, mas é uma vida boa, desafiadora, que nos tira a todo momento da “zona de segurança”. A recompensa do empreendedorismo está muito além da pequena chance de ser muito bem sucedido e ficar rico. Lucros exorbitantes acontecem apenas para um número muito reduzido de empreendedores. No entanto, para além disso, existem muitos outros benefícios para nossa vida que superam qualquer recompensa financeira.

Empreender significa deixar um legado. É como gerar um bebê, construir algo que sobreviva ao próprio criador. É gostoso construir tudo e depois colher os frutos. Vale a pena! 

Autoria: Rangel Lima - Psicólogo e Master Coach






topo