RANGEL LIMA - Psicólogo, Coach e Palestrante

Artigos



O Poder do Autoconhecimento

05/12/2018

Conheça bem o principal fator do seu negócio. Você mesmo!
O Autoconhecimento é o que todo empreendedor busca para superar todas as suas dificuldades.
 
Há basicamente 3 formas de adquirir aprendizado:
10% Teoria
20% Feedback
70% Prática
 
Porque autoconhecimento?
- Possibilita identificar e adaptar.
- Desenvolver e usar seus pontos fortes ao seu favor.
- Aprimora a interação com outras pessoas.
 
Coloque foco naquilo que você é bom. E também procure investir no seu ponto fraco se ele lhe impede de colocar em ação o seu ponto forte. Nós somos o que estamos dispostos a aprender.
 
As quatro fases da aprendizagem
A aprendizagem está no interesse e o interesse está em quem quer aprender. Quando começamos a aprender algo, percorremos um caminho que parte da incompetência rumo à competência. Muitas vezes, não temos a mínima ideia sobre “como fazer” e, conforme nosso desenvolvimento progride, passamos pela fase da “plena consciência no fazer”. Já quando atingimos a excelência na atividade, alcançamos o nível de “fazer sem pensar”. Podemos, então, dividir o processo de aprendizagem em quatro fases:

Fase 1 – Incompetência Inconsciente
Eu não sei que não sei. Nessa fase, ser incompetente é algo que não nos incomoda, pois a atividade não é significativa e nem necessária.
 
Fase 2 – Incompetência Consciente
Agora eu sei que não sei. Ter a plena noção que não sabemos algo é o primeiro passo. Não é um caminho fácil e algumas pessoas desistem logo que percebem a complexidade da tarefa ou do conceito. Nessa fase, é preciso ter a coragem de enfrentar a dúvida, de aproveitar o erro como lição e, principalmente, transformar esse desejo de aprender em vontade de fazer. Um professor ou alguém com experiência no assunto pode ser de grande valia para a troca de experiências e motivação.
 
Fase 3 – Competência Consciente
Finalmente eu sei que sei. Nessa fase, existe uma sensação que alcançamos um domínio na atividade que garante uma execução eficiente. Aqui, é fundamental manter o foco no ensaiar, no treinar ou na repetição. Quanto mais treino, mais sorte tenho. Um fator determinante na evolução do aprendizado nessa fase é a sensação de prazer na execução da tarefa, pois assim, a busca da excelência é um caminho possível de ser atingido. O que não deu certo pode ser só uma etapa de aprendizagem para o que ainda está por vir.
 
Fase 4 – Competência Inconsciente
Não sei o quanto eu sei. Alguns estudiosos chamam essa fase de fluxo. É quando temos um desempenho estável e quase perfeito em uma determinada atividade. Nossa concentração, excelência e virtuosismo estão de mãos dadas, e temos a sensação de não perceber o tempo passar e nem nos sentimos cansados devido à tarefa. O próximo passo é começar a aprender algo novo. E voltamos à fase 1…
 
E por fim, quando for aprender algo novo, tenha a noção do esforço e da dedicação necessárias para passar pela fase 2 e chegar à fase 3. Comemore seus erros, registre seus acertos e, principalmente, mantenha a disciplina. O processo de ensino-aprendizagem deve ser algo prazeroso e que nos desperte a vontade de continuar. Viver é um processo de aprendizagem eterno…
 
Quer saber mais sobre perfil comportamental e autoconhecimento, acesse rangellima.com.br...e-personalidade/

Autoria: Rangel Lima - Psicólogo e Master Coach Executivo e de Negócios






topo