Website:
 
Siga-nos:
TREINAMENTO PERSONALIZADO
11
Mai
Conheça os benefícios e quando utilizar




Promover a capacitação da equipe é essencial para o sucesso do empreendimento, não é mesmo? O mercado oferece diversas alternativas para a educação corporativa. Uma estratégia que tem sobressaído no mercado é o treinamento personalizado. Mas você sabe exatamente o que é essa modalidade de ensino na empresa?

Preparamos este conteúdo especial com informações sobre o treinamento personalizado para você compreender melhor o conceito, além de saber das vantagens e quando utilizar essa modalidade de capacitação na sua companhia. Continue acompanhando e saiba mais sobre o assunto!

O que é um treinamento personalizado?
Um treinamento personalizado é um processo de educação corporativa desenvolvido de forma específica para uma empresa. Ele é formulado de forma a se adequar às particularidades do negócio. O empreendimento responsável pela montagem da capacitação realiza reuniões com o cliente para elaborar um planejamento de curso que esteja adequado aos traços distintos das operações da companhia.

Os treinamentos personalizados se diferenciam dos padronizados, que trazem um conteúdo programático igual para toda organização. Com processos  elaborados segundo os moldes do empreendimento, fica mais fácil atender às necessidades de aprimoramento na corporação.

Quais são as principais vantagens do treinamento personalizado?
Há várias vantagens em utilizar um treinamento personalizado. Veja a seguir!

Adaptação às necessidades da empresa

O treinamento personalizado oferece conteúdo adaptado ao contexto da empresa. A metodologia, a forma de dirigir o programa, a abordagem e a linguagem são adequadas ao grupo em questão. Certamente, uma capacitação para novatos deve inserir explicações sobre o vocabulário específico do ramo. Já um curso para os gestores não precisa desse cuidado.

As idades do público-alvo, hábitos e a cultura corporativa também são objetos de avaliação para o planejamento de conteúdo. O objetivo é desenvolver uma capacitação que fique adequada ao que a empresa está precisando.

Conteúdo focado e exclusivo

O conteúdo de um treinamento personalizado é completamente exclusivo, pois ele é dirigido para uma única empresa em questão. Como ele é desenvolvido de acordo com as necessidades e especificidades do empreendimento, a associação de conhecimentos e os métodos utilizados são montados de forma distinta para o negócio.

O que é ensinado para uma companhia, certamente, não é compartilhado com outras corporações, porque as demandas e a cultura organizacional são outras.

Melhoria da performance da equipe
Os investimentos em um treinamento personalizado trazem um retorno muito positivo para a companhia. O engajamento e a motivação da equipe aumentam, pois os colaboradores sentem que a organização acredita em seus potenciais e está investindo neles. Além disso, os profissionais têm espaço para solucionar suas principais dúvidas e esclarecer dificuldades que enfrentam no dia a dia.

Com essa capacitação, a equipe aprende estratégias para lidar com as dificuldades do cotidiano laboral, descobrindo alternativas que fazem uma diferença positiva. Dessa forma, a performance dos treinandos, no geral, é aprimorada com o treinamento personalizado. São melhorias sensíveis no desempenho que contribuem com os resultados da corporação e minimizam os erros e o retrabalho.

Quando utilizar o treinamento personalizado?

Há várias situações em que o treinamento personalizado pode ser a alternativa certa para sua empresa. Veja mais detalhes a seguir!

Se deseja investir em novos mercados

Quando um negócio deseja ampliar suas atividades para novos mercados, é fundamental que ele invista em capacitação para os profissionais. Conhecer as melhores formas de lidar com os novos clientes é importante para estabelecer boas relações de trabalho e oferecer o melhor tratamento para o consumidor.

Um exemplo é quando a companhia deseja expandir para um mercado internacional. Nesse caso, os colaboradores precisam, por exemplo, conhecer o idioma e a cultura do país.

Mas, em vez de investir em um curso de idiomas convencional, por que não utilizar um treinamento personalizado, com vocabulário e expressões que são mais específicos do ramo de atuação e do mercado consumidor em questão? Isso coloca a corporação em vantagem competitiva e ajuda no alcance de resultados positivos.

Para promover crescimento em vendas

O crescimento em vendas é uma meta de muitos empreendimentos, mas cada empresa precisa empregar estratégias diferentes para conseguir maximizar resultados. Com o treinamento personalizado, a organização pode desenvolver as potencialidades dos profissionais e remediar as lacunas para que o sucesso nas vendas seja alcançado. 

A aprendizagem proporcionada no processo contribui para que os conhecimentos sejam aplicados diretamente no negócio. Isso gera o aumento da expertise e a criação de novas alternativas para resultados positivos nas vendas.

Para gerar aumento da criatividade

A criatividade é fundamental para o empreendimento sobressair no mercado. Mas é fundamental que ela esteja amparada em conhecimentos sólidos e ferramentas para trazer resultados para o negócio. O entendimento específico das atividades da empresa proporcionado por um treinamento personalizado instrumentaliza o processo criativo dos profissionais. Isso contribui para a geração de mais ideias produtivas.

Como investir em treinamento personalizado?
O treinamento personalizado traz muitos benefícios para o negócio. Para ter sucesso nesse investimento, porém, é importante contar com o apoio de uma empresa com conhecimento e experiência na área. Com o auxílio de um empreendimento especializado em educação corporativa, é possível desenvolver as competências necessárias na equipe para maximizar a qualidade do trabalho e potencializar a performance dos profissionais.

Com uma organização que tem experiência e um bom entendimento em treinamento personalizado, é possível contar com um serviço de alto nível, que traz ótimos efeitos para a empresa. Assim, são oferecidos processos educativos que contribuem com os procedimentos operacionais e estratégicos, gerando eficiência e eficácia para o seu empreendimento.

Neste conteúdo especial, nós mostramos para você os principais benefícios do treinamento personalizado, enfatizando as situações mais apropriadas para a utilização desse recurso. Com as estratégias certas, é possível eliminar gargalos no processo produtivo e promover capacitações que geram a melhoria do desempenho de um modo geral.

Para utilizar essa ferramenta valiosa na sua empresa, é fundamental buscar o apoio de uma empresa com expertise na área para oferecer processos educativos específicos e de qualidade para os seus colaboradores. Com isso, você colhe resultados positivos e sobressai no mercado, adquirindo uma vantagem competitiva diante dos concorrentes.

Gostou de aprender sobre o treinamento personalizado?
Venha saber mais sobre ele! Entre em contato com a nossa empresa e conheça nossos serviços.


Fonte: Rangel Lima - Psicólogo e Master Coach Executivo e de Negócios


Comentar