Website:
 
Siga-nos:
Mercado de trabalho exige novo perfil de profissional, saiba como se atualizar
06
Ago
2017
Como se adaptar as mudanças no mercado de trabalho?




O mercado de trabalho mudou e ele se impõe ao exigir um novo perfil de profissional: aquele que está em constante mutação. A crise, a recessão, o fechamento de postos de trabalho, a queda de contratações via CLT, a globalização e o aumento do empreendedorismo (muitos por necessidade) apresentam-se em um momento de transição, em que é fundamental o trabalhador buscar um novo modelo de carreira, que o prepare para o futuro.

Citado novo modelo de carreira é amplo, dinâmico e globalizado, valoriza profissionais que se reinventam, tenham capacidade de resolver problemas, criatividade e interação social. A experiência profissional continua sendo extremamente importante, mas, isoladamente, não é mais suficiente. Agora, o profissional precisa capacitar-se para ampliar sua visão, tanto para dentro como para fora da empresa; tem de ir além da qualidade e do comprometimento com seu processo de trabalho; precisa estender sua visão para além das paredes da empresa, para um cenário externo competitivo e em constante mudança, considerando as ações da concorrência, conhecendo novas tecnologias e reconhecendo o impacto das suas ações no meio ambiente e na vida das pessoas.  Mas claro, ainda que o mercado busque um profissional multifuncional, a competência e o conhecimento técnico consistente continuarão valorizados, ou seja, é preciso ser cada vez melhor e diferenciado na área específica de atuação.

Os empregadores estão mais exigentes e essa tendência permanecerá mesmo depois da crise, quando as ofertas de vagas poderão crescer. Vivemos em um solo instável e precisamos ser protagonistas porque a imprevisibilidade é muito grande. O profissional precisa enxergar esse cenário. Grande parte dos jovens já visualizou essa transformação.

Confira algumas dicas para se adaptar a essa nova realidade do mercado de trabalho:

- Revise, constantemente, o seu plano de carreira, verificando se os indicadores de sucesso estão sendo alcançados. Esteja aberto aos resultados e, se for preciso, mude. O novo desafio é aprender a lidar com a autonomia, para saber dividir o trabalho com outras áreas e, ainda assim, ser mais eficiente, com mais qualidade de vida.

- Cada indivíduo será líder de si mesmo e, por isso, deverá gerir bem o seu tempo, ter foco e saber autodisciplinar-se.

- Estabeleça novos e mais flexíveis vínculos de trabalho, formas de remuneração e recompensa. Diga adeus ao holerite.

- Reflita sobre a sua realidade hoje e faça as escolhas profissionais baseadas em seus valores, ou seja, com o que realmente importa para você. Afinal de contas, as novas tecnologias vão ampliar ainda mais as possibilidades de trabalhar ao redor do globo, em qualquer horário.

- O futuro é das carreiras e dos profissionais que se adaptam a negócios e ambientes menos estruturados e imprevisíveis, que não tenham medo de se lançar a novos desafios em contextos ainda desconhecidos.

- Invista em autoconhecimento. É bom parar para refletir sobre nossos passos na vida profissional, levantar conquistas e necessidades e avaliar o que pode ser melhorado.

Leia também sobre O Segredo do Sucesso Profissional

Confira o vídeo




Fonte: Rangel Lima - Psicólogo e Master Coach Executivo e de Negócios


01 comentário

Caio Cesar Gomes

27/08/2017 às 11h 52min
Excelente
Desenvolver capacidades que jamais utilizamos, hoje é essencial para continuarmos interagindo construtivamente com a sociedade. Demandas inéditas a cada dia se tornam corriqueiras e o que parecia ser impossível conhecer, hoje já se tornou obsoleto.


Comentar






Veja Também