Artigos



O Segredo do Sucesso Profissional

Carreira e Desenvolvimento Profissional - 04/08/2022

Alcançar o êxito profissional é um dos maiores sonhos da grande maioria das pessoas, porque ele é o indício de todos os nossos pensamentos, sentimentos e ações. Mas do que é feito o sucesso? De múltiplos fatores. Comecemos pelo entendimento do dicionário Aurélio: “Aquilo que sucede; acontecimento, bom êxito; resultado feliz”. Podemos perceber que o sucesso é a decorrência de uma sucessão de fatores que geram resultados positivos. Sendo assim, para que esse artigo tenha a devida relevância, busquei compreender o conceito e os princípios que levam ao êxito, sob a visão de algumas pessoas que tiveram resultados positivos e alcançaram o sucesso e o reconhecimento mundial.

William Hazlitt diz que “uma paixão forte por qualquer objeto assegurará o sucesso, porque o desejo pelo objetivo mostrará os meios”. Ou seja, é essencial saber o que se quer da vida, ter um propósito. Definida a meta, é necessário o planejamento, conforme assegurou Confúcio, "“em todas as coisas o sucesso depende de uma preparação prévia, e sem tal preparação o falhanço é certo”." Nessa etapa inicial, conhecimento, disciplina e ação serão cruciais, pois, assim como um Boeing consome em média 30% do combustível na decolagem, nessa fase a dedicação e empenho serão determinantes. É aqui que os fracassados costumam desistir.

Segundo Dalai Lama, "determinação, coragem e autoconfiança são fatores decisivos para o sucesso." Logo, se estamos possuídos por uma inabalável determinação conseguiremos superá-los, independentemente das circunstâncias”. Na execução de nossas ideias ou projetos, precisaremos ser bons vendedores, pois teremos que contar com a ajuda de pessoas ou equipes, e é aqui que podem surgir dificuldades ou resistência por parte delas.

De acordo com Goethe, "“quanto mais um homem se aproxima de suas metas, tanto mais crescem as dificuldades”." Assim, precisaremos desenvolver nossas habilidades de relações humanas, comunicação e liderança, confirmando o que já foi identificado pelo consagrado Dale Carnegie, há mais de 100 anos. O grande desafio de empresas e organizações hoje é lidar com pessoas, portanto, vamos seguir o conselho do ex-presidente americano Theodore Roosevelt, o qual dizia que, "mais importante ingrediente na fórmula do sucesso é saber como lidar com as pessoas”." 

O caminho do sucesso não é linear e constante, pelo contrário, é cheio de desafios e até mesmo o fracasso pode estar presente. De acordo com Henry Ford, "“o insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar de novo com mais inteligência”." Assim, precisamos desenvolver muito nossa resiliência e trabalhar com afinco e até mesmo contar com a sorte, como dizia Thomas Jefferson "“eu acredito demais na sorte. E tenho constatado que, quanto mais duro eu trabalho, mais sorte eu tenho”".

Portanto, para colocar a “cereja no bolo”, deixo um pensamento do Bob Dylan, o qual sintetiza a essência do sucesso e da realização profissional: “"um homem é um sucesso se pula da cama de manhã e vai dormir à noite, e nesse meio tempo faz o que gosta”". Pense nisso e sucesso!


Autoria: Rangel Lima - Palestrante e Mentor Comportamental





Comentar









VEJA TAMBÉM




Topo
Olá,
entre em Contato via WhatsApp