A avaliação psicológica é um processo técnico e científico realizado com pessoas ou grupos de pessoas através de entrevistas e testes (psicrométricos e projetivos) que, de acordo com cada área do conhecimento, requer metodologias específicas.
Ela é dinâmica e constitui-se em fonte de informações de caráter explicativo sobre os fenômenos psicológicos, com a finalidade de subsidiar os trabalhos nos diferentes campos de atuação do psicólogo, dentre eles, saúde, educação, trabalho e outros setores em que ela se fizer necessária. Trata-se de um estudo que requer um planejamento prévio e cuidadoso, de acordo com a demanda e os fins aos quais a avaliação destina-se.
Entre as avaliações realizadas, citamos três que são as mais procuradas pelas empresas.
Seleção de Profissionais
Permite ao psicólogo indicar com maior precisão pessoas para cargos específicos e orientar os gestores sobre como lidar com seus colaboradores e no que investir para obter maior desenvolvimento e melhores resultados.
Desenvolvimento
A avaliação psicológica traz subsídios suficientes para que um programa de desenvolvimento seja elaborado considerando as especificidades individuais e grupais além de estar alinhada aos elementos norteadores da organização. Aos avaliados, o feedback da avaliação permite maior conhecimento de si mesmo e das competências a serem desenvolvidas.
Planejamento de Carreira
A realização de uma avaliação psicológica também se torna decisiva, pois embasa todo o programa a ser elaborado com o profissional, especificando as características psicológicas a serem desenvolvidas para que ele possa futuramente ascender numa hierarquia com sucesso.
Relação de alguns testes que utilizamos para realização de avaliações das funções intelectuais e cognitivas, laudos e relatórios psicológicos e comportamentais.
A Bateria Fatorial de Personalidade é um instrumento psicológico construído para avaliação da personalidade, que inclui as seguintes dimensões: Vulnerabilidade, Instabilidade emocional, Passividade/Falta de Energia, Depressão, Comunicação, Altivez, Dinamismo, Interações Sociais, Socialização, Confiança nas pessoas, Competência; Ponderação/Prudência, Empenho/Comprometimento, Abertura a ideias e Busca por novidades. Essa avaliação deve ser aplicada em pessoas que possuam, no mínimo, o Ensino Fundamental Completo.
A Bateria Psicológica para Avaliação da Atenção (BPA) tem como objetivo realizar uma avaliação da capacidade geral de atenção, assim como uma avaliação individualizada de tipos de atenção específicos, quais sejam, Atenção Concentrada, Atenção Dividida e Atenção Alternada. A aplicação é direcionada a pessoas com idades variando entre 6 e 82 anos, de ambos os sexos e com diferentes níveis de escolaridade.
O teste AC visa avaliar a capacidade do sujeito de manter a atenção concentrada no trabalho realizado durante um período determinado. Aplicação destinada à adolescentes e adultos, com escolaridade a partir do ensino fundamental.
Trata-se de um teste que avalia a personalidade por meio do comportamento expressivo. Sua aplicação é muito simples e rápida, mas sua avaliação e interpretação exigem muita preparação e experiência do psicólogo com a técnica. A correção é realizada pela avaliação quantitativa e qualitativa, com base nos traços realizados. Identificam-se traços de agressividade, transtornos neurológicos, humor, ansiedade, entre outros. Aplicação com pessoas de qualquer idade ou escolaridade.
Os testes de inteligência não verbal R1 e G36 avaliam o Fator G de Inteligência (QI), que é definido pela capacidade do indivíduo em utilizar os recursos presentes na resolução de problemas. Diferentes raciocínios estão envolvidos para a resolução dos itens: complementação de figuras, identidade de figura concreta, analogia de adição e subtração, mudança de posição, progressão numérica, deslocamento de uma parte, alternância de elementos, raciocínio numérico entre outros. Aplicação para adolescentes e adultos, com escolaridade a partir do ensino fundamental.
Tem como objetivo avaliar a memória visual por meio de estímulos figurais, num curto período de tempo. Indicação e aplicação para adultos com idade entre 17 e 97 anos de qualquer escolaridade.
Tem o objetivo de avaliar a personalidade a partir de cinco domínios da personalidade, sendo que cada um é composto por seis facetas, o que totaliza 35 características. A aplicação destina-se a adultos de 18 a 60 anos, com escolaridade mínima correspondente ao ensino médio completo.
O DISC é a ferramenta de avaliação de comportamento e de personalidade mais utilizada no mundo pelas organizações em seleções, promoções e desenvolvimento de colaboradores e executivos. É o único assessment que em apenas 10 minutos mostra mais de 50 informações sobre o perfil comportamental do profissional, entre elas: competências, pressão, energia e pique para o trabalho, fatores motivacionais e de afastamento, estilo de liderança ideal e histórico individual. Hoje o DISC é usado de várias maneiras, incluindo avaliação de candidatos, resolução de conflitos, formação de equipes, desenvolvimento pessoal, orientação de carreira, processos de coaching e de mentoring ou simplesmente como uma ferramenta de melhoria da comunicação interpessoal. Validado por USP e UFMG pode ser aplicado por adultos a partir do ensino fundamental.
DOCUMENTOS PROVENIENTES DAS AVALIAÇÕES Clique nos títulos abaixo para ver detalhes.
A declaração psicológica é um documento que registra, de forma objetiva e sucinta, informações pontuais sobre a prestação de serviços, tais como: comparecimento e acompanhamento (tempo, dias e horários). Este documento não deve ser utilizado para registrar sintomas, situações ou estados psicológicos.
O atestado psicológico certifica, com fundamento no diagnóstico psicológico, uma determinada situação, estado ou funcionamento psicológico. Suas principais finalidades são justificar faltas, impedimentos, afastamentos ou dispensas, ou ainda justificar aptidão para atividades específicas após um processo de avaliação psicológica.
O relatório psicológico comunica descritivamente a atuação profissional em determinado caso, podendo gerar orientações, recomendações, encaminhamentos e intervenções. Partindo da análise do registro documental do trabalho realizado, é necessário avaliar quais dados serão pertinentes à finalidade e aos destinatários do documento para, então, descrevê-los de forma contextualizada e fundamentada.
O laudo psicológico resulta de um processo de avaliação psicológica e objetiva subsidiar decisões relacionadas ao contexto em que surgiu a demanda. Após a devida análise dos dados obtidos e do registro documental da avaliação psicológica realizada, é necessário avaliar quais dados são pertinentes à finalidade e aos destinatários do documento para, então, descrever os resultados do processo de forma contextualizada e fundamentada.
O parecer psicológico oferece uma resposta sobre uma questão-problema pertinente ao campo da Psicologia ou sobre algum documento psicológico, visando subsidiar tecnicamente uma decisão. O parecer pode ser requerido por meio de quesitos, sendo que cabe ao psicólogo avaliar se há condições para respondê-los respeitando os limites de sua atribuição.
AGENDE UMA AVALIAÇÃO AGORA MESMO
Utilize o formulário abaixo ou o botão do whatsapp para entrar em contato ou solicitar uma avaliação.
Os campos com (*) são de preenchimento obrigatório.